quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Intensivão de Capoeira Regional

No mês de janeiro a Zumbi promove um “Intensivão de Capoeira Regional”. Será todas as terças e quintas-feiras, das 19 às 21h e aos sábados das 12 às 14h. O valor é de R$30,00 para todo o período.

A capoeira que surgiu como forma de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros em relação aos escravos hoje é considerada um esporte.

No período da escravidão a prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

A prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo regional, que será focado no Intensivão caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas.

Serviço:
Datas: Janeiro de 2011
Dias e Horários: Terças e Quintas-feiras das 19 às 21h e aos Sábados das 12 às 14h
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares- Avenida Santos Dumont, 843 – Próximo Metrô Armênia


Créditos e maiores informações: http://www2.zumbidospalmares.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário